08 Jul 2012 – Prova – MTB 12 Horas « | Trilhas de Bike
08 Jul 2012 – Prova – MTB 12 Horas




Equipes:
Trilhas de Bike – Solo – Renato Santos
Sampo Seguros Bike – Duplas – Diego e Mário
Apoio – Meire e Katy

A prova começou depois de uma espera de 4 horas embaixo de chuva e muito frio… depois da largada vieram os desafios das descidas enlameadas e escorregadias, nada demais pois, com o devido cuidado dava para encarar de boa mas, com o andar a prova e a parada da chuva por volta das 2 da manhã a coisa complicou demais, o que era lama virou barro, tornando impossível pedalar e a cada 2 “empurradas” na bike tinha que parar para tirar a lama do garfo/quadro. A prova tornou-se mais um desafio físico do que de bike. Ainda consegui dar 2 voltas desse jeito, mas a bike começou a abrir o bico… não trocava mais marcha e ficava escapando a corrente a cada forçada no pedal. As descidas ficaram impossível pois, o barro cobria o pneu todo e não tinha como ficar encima e a coisa ficou bem cansativa (psicologicamente falando). Depois de um tombo, que me custou um guidão/farol na barriga e mais alguns quase tombos mais sérios, eu comecei a pensar e parar… quando completei a 6ª volta vi que o Diego tinha parado por causa de um problema na bike e aí foi a gota d´água, acabei parando também e voltando para sampa.

A prova foi um aprendizado.. em vários aspectos, economizar energia (o que não foi problema pois estava mais preparado do que pensava), economizar a bike (isso foi bem mais difícil, minha bike abriu o bico na 5ª/6ª volta) e preparar-se psicologicamente para este tipo de desafio, pois a chuva a lama e os perigos do percurso minaram a vontade de continuar. Felizmente, os incidentes foram pequenos, algumas escoriações no joelho e pernas, um roxo na barriga devido à uma pancada com o farol, mas foi pouco perto do que estava o percurso depois da 4ª volta….

O 4º lugar foi um presente, porque realmente não esperava… fiz o meu melhor, menos do que queria é verdade, mas não fui no meu limite, achei que naquela situação não valia a pena, até porque a Meire também estava sofrendo com o frio e a chuva…

Na próxima, vou me prepara melhor em todos os aspectos, fisicamente estava bem mas não ia aguentar as 12 horas direto… faltou conhecimento de como se comportar numa prova dessas… estrutura para aguentar os intempéries do tempo.. material de qualidade (meus faróis eram muito fracos) e até condições de ficar até o final. Afinal se fiquei em 4º mesmo, tinha um trofeuzinho para mim…

Valeu pessoal… Parabéns ao Diego e ao Mario por encararem também este desafio.. A Meire e a Katy que ficaram na chuva e passaram frio para ajudar no apoio… ano que vem vou botar pilha para termos mais equipes do nosso grupo, assim fica mais agradável para todos, competidores e apoio…

Um grande abraço,

Renato Santos



Detalhes do Percurso


Video


Fotos

 


Comentários Facebook

Comentários

Pesquisar



Newsletter

Cadastre-se para receber as notícias e informativos do Trilhas de Bike em seu email.